top of page

A menopausa está me matando! Mas será que o uso de hormônios é seguro?


O uso de terapia de reposição hormonal em mulheres na pós-menopausa não aumentou o risco de morte por causas cardiovasculares, câncer ou qualquer causas após de uso da medicação, segundo publicação no JAMA em setembro de 2017.

Os pesquisadores conduziram um acompanhamento de 27.347 mulheres participantes dos estudos da WHI (women´s health initiative) por até 18 anos, que recebiam estrogênio com ou sem progesterona (estrogênio equino conjugado na dose de 0,625mg/dia e acetato de medroxiprogesterona na dose de 2,5mg/dia) ou um placebo, por cerca de 5 a 7 anos.

A mortalidade por todas as causas foi semelhante entre todos os grupos, bem como a mortalidade cardiovascular e mortalidade por câncer.

"É surpreendente que não tenha havido aumento na mortalidade por câncer, dadas as preocupações sobre hormônios e câncer", disse a Dra. JoAnn, condutora do estudo. "Parece que a TRH tem uma relação muito complexa com o câncer. Ela aumenta o risco de alguns cânceres, como o de mama, e reduz o risco de outros, como de endométrio e de útero, e o efeito total na mortalidade por câncer é neutro".

Para a mortalidade específica por câncer de mama, o grupo do estrogênio + progesterona mostrou uma tendência de aumento no risco em relação ao placebo, mas não estatisticamente significativa, enquanto o estrogênio isolado mostrou uma redução significativa no risco. Lembremos aqui, que paciente que ainda possuem o útero (não retiraram-no por um motivo qualquer) devem usar um estrogênio e uma progesterona.

Entretanto, esse achado não traz respostas para todas as mulheres; os risco devem ser pesados antes da decisão sobre o uso, especialmente naquelas com perfil de alto risco para câncer de mama, ou história de trombose.

Além disso, a idade de início da TRH também deve ser levada em consideração, já que aquelas de começaram com idades entre 50 e 59 anos tinham um risco 29% menor de morte que mulheres que começaram entre os 70 e 79 anos.

A via de utilização da TRH também deve ser levada em conta, já que o uso oral pode gerar alterações benéficas em relação ao colesterol, mas negativas sobre o risco de trombose, enquanto a via transdérmica nao exerce efeitos sobre o perfil lipídico, mas nao aumetna o risco de eventos trombóticos.A decisão sobre o início ou não da TRH é muito complexa, e deve ser minuciosamente explorada entre você e seu médico, tendo em mente que ainda existem alternativas não hormonais no controle dos sintomas da menopausa.

Referências

Manson JE, Aragaki AK, Rossouw JE, Anderson GL, Prentice RL, LaCroix AZ, Chlebowski RT, Howard BV, Thomson CA, Margolis KL, Lewis CE, Stefanick ML, Jackson RD, Johnson KC, Martin LW, Shumaker SA, Espeland MA, Wactawski-Wende J, for the WHI Investigators. Menopausal Hormone Therapy and Long-term All-Cause and Cause-Specific MortalityThe Women’s Health Initiative Randomized Trials. JAMA.2017;318(10):927–938.

Cynthia A. Stuenkel, Susan R. Davis, Anne Gompel, Mary Ann Lumsden, M. Hassan Murad, JoAnn V. Pinkerton, Richard J. Santen; Treatment of Symptoms of the Menopause: An Endocrine Society Clinical Practice Guideline, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2015:100(11) 3975–4011.

bottom of page