top of page

Estou grávida e li na internet que preciso tomar iodo. É verdade?


A suplementação de iodeto tem se tornado muito popular, especialmente por conta da disseminação de mensagens a favor dessa terapia nas redes sociais. Apesar dessa popularidade, não existe evidência científica sólida de benefícios, especialmente entre as gestantes.

Os estudos observacionais mais recentes já apontavam para uma ineficácia dessa terapia em gestantes portadoras de deficiência leve a moderada de iodo, contrariando estudos mais antigos que levantavam essa hipótese.

Recentemente, foi publicado um ensaio clínico randomizado (tipo de estudo dotado da maior qualidade científica para avaliar um tratamento) com mais de 800 gestantes portadoras de deficiência de iodo, tendo uma parte recebido suplementação e a outra parte, não. Seus filhos foram então seguidos até os 5 a 6 anos de idade, e então avaliados quanto seu QI através dos formulários padronizados. Como resultado, não houve diferença entre esses escores de linguagem ou desempenho global.

Ainda que não se tenha a resposta definitiva, todas evidências apontam para a inércia desse tipo de tratamento nas gestantes. e ainda temos que levarmos em consideração o fato desse estudo ter avaliado pacientes com deficiência, pois moramos em um país iodo-suficientes, onde a deficiência de iodo é isolada a regiões isoladas ou grupos de pacientes portadores de restrições alimentares. Além disso, os polivitamínicos comumente utilizados na gestação têm uma quantidade suficiente de iodo diária.

Por isso, até o momento, não há necessidade de suplementação extra com fontes de iodeto, como a solução de lugol (a mais difundida nas redes sociais) além dos próprios polivitamínicos já prescritos, em áreas com aporte suficientes de iodeto.

Referências

Bath SC. Iodine supplementation in pregnancy in mildly deficient regions. Lancet Diabetes Endocrinol. 2017;doi:10.1016/s2213-8587(17)30331-5.

2017 Guidelines of the American Thyroid Association for the Diagnosis and Management of Thyroid Disease During Pregnancy and the Postpartum


bottom of page