top of page

Nova insulina chega no mercado com preço acessível


No tratamento do diabetes mellitus tipo 1 principalmente, mas também em fases avançadas do tipo 2, as insulinas são utilizadas para controle. Inicialmente foram criadas as insulinas animais purificadas, depois as humanas, famosas NPH e Regular.

Essas insulinas mais antigas têm como grande problema a variabilidade no controle da glicemia (altos e baixos frequentes) e número de aplicações. Então, há mais de 15 anos foi criada a insulina Glargina (mais conhecida sob seu nome comercial de Lantus), com uma duração de cerca de 24 horas, o que gera menor variabilidade e menos aplicações no dia (a maioria dos pacientes utilizam apenas 1 aplicação); o grande problema é o preço, alto, que inviabilizava a compra pelos pacientes, sendo necessária a judicialização contra o estado.

Recentemente o FDA (agência regulatória americana) liberou a venda e utilização de uma forma biossimilar da Glargina, a BasaGlar, da companhia Eli-Lilly; seu método de fabricação é diferente da insulina original, porém com mesma forma de ação, potência e efeitos colaterais.

Essa nova apresentação é aguardada por muitos pacientes e médicos há tempos por aqui pelo Brasil, visto seu perfil eficaz mas com preço muito mais acessível, e a ANVISA (nossa agência regulatória) acaba de autorizar a sua venda.

Converse com seu médico; um tratamento mais eficaz e acessível pode estar ao seu alcance.

Referências bibliográficas

https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm477734.htm

http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/diabetes-autorizada-primeira-insulina-biossimilar/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=pt_BR


bottom of page