Obesidade ligada a parada cardíaca súbita em jovens
A morte súbita de origem cardíaca em pacientes jovens pode estar mais correlacionada à obesidade do que ao esforço físico, sugere um novo estudo publicado no periódico Circulation.
Em Portland, EUA, dentre as pessoas que tiveram parada cardíaca súbita fora do hospital, com idades entre 5 e 34 anos, 39% eram obesos, mas apenas 14% estavam participando de atividades esportivas no momento da parada cardíaca.
Cerca de três em cada cinco destes jovens já tinham um ou mais fatores de risco cardiovascular, como diabetes, hipertensão, hiperlipidemia e tabagismo, em um índice mais elevado do que o previsto.
A parada cardíaca súbita ocorreu durante ou em até uma hora depois da participação em algum esporte para 39% dos mais jovens (até 18 anos), para 13% dos jovens dos 19 aos 24 anos e 7% das pessoas dos 25 aos 34 anos.
"O rastreamento e o controle dos fatores de risco cardiovascular convencionais, como tabagismo, obesidade, hipertensão e hiperlipidemia, poderiam ter um impacto benéfico significativo sobre a ocorrência de parada cardíaca súbita no jovem", disse Dr. Chugh, condutor do estudo.
Esse estudo traz mais um indicio dos riscos da obesidade infantil e em adolescentes, nos afirmando que nunca é cedo demais para mudarmos nosso estilo de vida e melhorar nossos hábito alimentares
Referência:
Risk Factors of Sudden Cardiac Death in the Young: A Multiple-Year Community-Wide Assessment. Reshmy Jayaraman, Kyndaron Reinier, Sandeep Nair, Aapo L. Aro, Audrey Uy-Evanado, Carmen Rusinaru, Eric C. Stecker, Karen Gunson, Jonathan Juiand Sumeet S. Chugh.
Circulation. 2017;CIRCULATIONAHA.117.03126