Não acredite no mito do obeso saudável

Pessoas obesas, mas aparentemente saudáveis em exames laboratoriais, podem parecer ter baixo risco de eventos cardiovasculares, mas, talvez a maioria, não estão fora de risco. Existe uma boa chance de que posteriormente desenvolvam hipertensão, diabetes mellitus, dislipidemia ou outros fatores de risco que, por sua vez, aumentam o risco de doença arterial coronariana e até morte.

Essa é a mensagem de uma nova análise de coorte do estudo MESA (Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis), dizem os pesquisadores, na qual o risco em 12 anos para eventos relacionados a doença arterial coronariana elevou-se em 60% nos pacientes que adquiriram um perfil cardiometabólico de alto risco durante o acompanhamento; além disso, o risco de angina ou infarto do miocárdio entre os obesos aumentou proporcionalmente com o tempo de exposição aos fatores de risco cardiometabólicos.

O presente estudo sugere que, para melhorar o risco cardiovascular, "inicialmente, a prevenção da obesidade é mais prudente", e que "a prevenção do ganho progressivo de peso ao longo do tempo também é de alta importância", de acordo com os pesquisadore - Quase metade das pessoas que inicialmente apresentavam obesidade metabolicamente saudável na análise atual desenvolveu síndrome metabólica ao longo do tempo, síndrome esta composta por obesidade abdominal, hipertensão arterial, alterações de colesterol e triglicérides e diabetes ou pré-diabetes, condições de alto risco para doenças cardiovasculares.

A conclusão é que mesmo que alguém seja metabolicamente saudável no início da avaliação, se tiver obesidade, realmente precisará dos recursos de prevenção e tratamento dessa obesidade, ou, em questão de tempo, precisaremos conviver com as suas complicações, algo que parece inexorável, conforme as mais recentes evidências publicadas.

Referência bibliográfica

Metabolically Healthy Obesity, Transition to Metabolic Syndrome, and Cardiovascular Risk.J Am Coll Cardiol. 2018 May 1;71(17):1857-1865.