top of page

Aumentam casos de câncer hepático causados pela esteatose hepática (a famosa gordurinha no fígado...


Um estudo conduzido em Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru e Uruguai mostra que as causas responsáveis por carcinoma hepatocelular (um tipo de câncer no fígado) vêm mudando ao longo dos últimos anos: os casos atribuíveis a esteatose aumentaram cerca de seis vezes!

Os pesquisadores analisaram um total de 435 casos deste câncer, sendo 191 casos provenientes do Brasil, no período de 2005 a 2012. No geral, a causa mais comum foi a hepatite C (37%), seguido pela hepatite b (25%) e a esteatose hepática (19%).

O que mais chamou atenção, foi o crescimento de acordo com o período, dos casos relacionados a esteatose. O grupo observou que os casos de carcinoma hepatocelular atribuíveis ao HCV diminuíram de 48% em 2005-2006 para 26% em 2011-2012. Por outro lado, os casos relacionados à esteatose aumentou de 1,8% para 12,8% durante o mesmo período.

O achado do pesquisador argentino vai de encontro com a atual pandemia de obesidade, ocasionada pela dieta rica em açucares e gordura saturada, bem como o sedentarismo. Para o médico argentino, a prevenção do câncer hepático envolve várias decisões de políticas de saúde diferentes. “Concordo que evitar dietas calóricas e com alto teor de açúcar deve ser um foco para todo governo durante os próximos anos, assim como considerar a expansão da indicação da vacina contra o HBV, e o tratamento para o HCV em todos os pacientes infectados”, defende.


bottom of page