top of page

Doutor, acabei de descobrir que tenho diabetes... preciso de todos esses remédios?

Essa é uma queixa muito comum de se ver no consultório. Uma receita muito longa, com várias medicações, muitas vezes não muito baratas, para alguém que até então não tomava nenhum medicamento pode parecer exagero... mas se tratando de diabetes, não é!

Diversos estudos já mostraram que o controle da glicemia precoce, logo no início da doença, reflete na proteção das diversas complicações que podem decorrer dessa doença.

Mas um novo estudo, de maior porte, acaba de corroborar essa afirmativa. A análise de mais de 3000 pacientes portadores de diabetes, ao longo de 7 anos ou mais, mostrou que quanto mais cedo, idealmente no PRIMEIRO ano de doença, o paciente alcança um controle rigoroso de glicemia (glicemias antes das refeições abaixo de 100 mg/dL e hemoglobina glicada abaixo de 6,5%, conforme os mais recentes consensos), menores as taxas de complicações.

E esse controle rigoroso precoce protege de TODAS complicações crônicas da hiperglicemia, incluindo retinopatia (principal causa de cegueira), insuficiência renal (principal causa de necessidade de hemodiálise), amputações, doenças cardiovasculares (infarto, AVC) e MORTALIDADE.

Por isso, acredite: se você acaba de descobrir que tem diabetes, cuide-se. Melhore seu padrão alimentar, exercite-se 30 minutos por dia, de preferência aliando os exercícios aeróbios aos de resistência (musculação) e tome as medicações necessárias. Assim, você terá uma vida normal, e livre das temíveis consequências.

Referência bibliográfica:

The Legacy Effect in Type 2 Diabetes: Impact of Early Glycemic Control on Future Complications (the Diabetes & Aging Study) Neda Laiteerapong, Sandra A. Ham, Yue Gao, Howard H. Moffet, Jennifer Y. Liu, Elbert S. Huang and Andrew J. Karter .

Diabetes Care 2018 Aug; dc171144.