top of page

Será que eu preciso tomar um polivitamínico


Para a população geral, o uso de suplementos alimentares não reduziu o risco de mortalidade por doença cardiovascular (DCV) ou câncer em um grande estudo de coorte.

“Mais da metade dos participantes (51,2%) relatou o uso de suplementos alimentares nos 30 dias anteriores e 38,3% relataram o uso de suplementos multivitamínicos e minerais (MVM)”, observam Dra. Fang e colaboradores.

Os suplementos vitamínicos mais usados incluíram vitamina C (usada por 40,3% dos participantes), vitamina E (usada por 38,6%) e vitamina D (usada por 37,6%); já os suplementos minerais mais utilizados foram cálcio (usado por 38,6%), zinco(34,5%) e magnésio (33,3%).

“Durante um acompanhamento mediano de 6,1 anos, ocorreram 3.616 mortes, incluindo 945 mortes por DCV e 805 mortes por câncer”, relataram os pesquisadores.Após ajuste multivariado, nenhum suplemento alimentar, exceto o licopeno, foi associado a menor risco de mortalidade. O licopeno reduziu o risco de mortalidade por todas as causas em 18% e a morte por câncer em 54%.

É importante ressaltar que a ingestão excessiva de cálcio foi associada a risco 62% maior de morte por câncer. Este risco limitou-se a altas doses de suplementos de cálcio ≥ 1.000 mg por dia, e não à ingestão de cálcio dos alimentos, observou a equipe.

Todo estudo mostrou com grande robustez que a ingesta mineral e vitamínica deve partir da nossa alimentação, e não ser dependente de polivitaminicos.

Referência

Chen F, Du M, Blumberg JB, Ho Chui KK, Ruan M, Rogers G, et al. Association Among Dietary Supplement Use, Nutrient Intake, and Mortality Among U.S. Adults: A Cohort Study. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 9 April 2019] doi: 10.7326/M18-2478


bottom of page