top of page

Alternativas para diminuirmos as picadas de insulina

Todos sabemos que uma medida que os pacientes diabéticos não gostam é a aplicação de insulina; seja pelos mitos que envolvem a medicação (maioria deles equivocado) ou pelo simples desconforto da aplicação.

Por mais que tenhamos evoluído muito no tratamento dessa doença, em um determinado momento da evolução dela, a insulina será necessária; seja 1 picada por dia, ou até 6 ou mais, é seguro dizer que a maioria dos pacientes não gosta muito.

Pensando justamente nesse lado, nesse ano de 2019 teremos 2 novidades que prometem diminuir muito essas picadas

Uma delas é o i-port, da empresa Medtronic (já famosa pelas suas bombas de insulina); i-Port Advance® pode ser utilizado com canetas e seringas, e para injeções subcutâneas de qualquer medicação prescrita, incluindo a insulina. Segundo pesquisa publicada no jornal da Associação Americana de Diabetes, o aparelho não só melhora a adesão ao tratamento no caso de pacientes com diabetes do tipo 1, como reduz os quadros de hipoglicemia e a necessidade de hospitalização. Trata-se de um dispositivo pequeno e circular, do tamanho de uma moeda, que fixa na pele com um adesivo, permitindo a introdução, praticamente indolor, do tubo flexível sob a pele: uma cânula que atua como porta de entrada da medicação no tecido subcutâneo; ele só será trocado a cada 3 dias!

A outra novidade é retorno da insulina inalável (sim, já tivemos outra que foi retirada do mercado pelos efeitos colaterais). A nova insulina inalável, chamada de Afrezza, é uma insulina em pó de ação rápida que é inalada pela boca através de um aparelho semelhante a um apito; segura e eficaz, só não pode ser usada por portadores de doenças pulmonares e crianças (pela falta de estudos de segurança nessa idade)

O mundo do diabetes evolui todo dia, tornando o tratamento mais seguro, eficaz e cômodo.

Referências bibliográficas

1. American Diabetes Association. Disponível em: http://spectrum.diabetesjournals.org/content/32/1/30.


bottom of page